Microsoft e Xiaomi fazem parceria para uso de patentes e aplicativos



Microsoft e Xiaomi fecharam um acordo que conclui a venda de patentes, licenças compartilhadas e a pré-instalação de aplicativos em dispositivos Android. O anúncio foi dado pela gigante de Redmond em seu blog oficial, contando estar animada para aumentar sua parceria com a empresa sediada na China.
O valor da negociação e a lista de patentes envolvidas no cenário não foram divulgados por nenhuma das companhias envolvidas, mas as aplicações que estarão disponíveis em produtos feitos pela Xiaomi são Microsoft Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Skype. Com isso, os milhões de clientes da marca oriental ganham mais opções produtivas para o trabalho, escola, faculdade e até tarefas domésticas. Embora o acordo seja novo, não é a primeira vez que os dois fortes nomes da tecnologia mobile se entrosam no mercado de telefonia móvel.
Imagem: Xiaomi Mi 10 rodando o Windows 10 Mobile.
Xiaomi foi a primeira a oferecer a opção de substituir o Android pelo Windows 10 Mobile em seus smartphones, começando pelo Mi 4, o penúltimo flagship da linha. Agora, os modelos Mi 5, Mi Max, Mi 4s, Redmi Note 3 e Redmi 3 deixam as lojas com o Microsoft Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Skype pré-instalados. Uma boa notícia para uns, mas certamente uma dor de cabeça a mais para aqueles que odeiam o famoso bloatware, apps que vêm instalados nos dispositivos.
O acordo entre elas, além das patentes e das aplicações, também fomenta o uso do Windows 10 como sistema operacional no Mi Pad 2, último tablet feito pela Xiaomi. A ideia é aperfeiçoar a presença da Microsoft Azure no aparelho, a plataforma de serviços em nuvem da empresa. É válido lembrar que este modelo também chegou às prateleiras com uma versão Android.
 
“Nós estamos animados para trabalhar de forma próxima à Microsoft em uma branda parceria de colaboração tecnológica. Como o acordo com a Microsoft demonstra, Xiaomi está procurando criar parcerias sustentáveis e de longo-termo com líderes globais de tecnologia, tendo como objetivo final levar a melhor experiência aos fãs da Mi”, disse Xiang Wang, vice-presidente sênior da Xiaomi.
 
“As pessoas querem que seus aplicativos favoritos e experiências trabalhem perfeitamente no dispositivo escolhido, e isto é exatamente o que essa parceria oferece. Juntos com a Xiaomi, nós estamos levando o melhor da produtividade móvel a milhões de consumidores a mais na China, Índia e ao redor do mundo”, completa Peggy Johnson, vice-presidente executivo do desenvolvimento de negócios na Microsoft.
Com isso, aumentam as chances da Xiaomi voltar a usar o Windows 10 (e o Mobile) em futuros lançamentos, então continue acompanhando a trajetória da companhia chinesa junto à Microsoft.


0 comentários:

Postar um comentário